Blog

Como os pais podem auxiliar a escola na alfabetização dos filhos?

http://escolabrinquedoecia.com.br/blog/como-os-pais-podem-auxiliar-a-escola-na-alfabetizacao-dos-filhos-6 24/09/2018 12:52 24 de Setembro de 2018
Como os pais podem auxiliar a escola na alfabetização dos filhos?

O início da vida escolar é um período de mudanças significativas para toda a família. As crianças se vêem diante de novas descobertas e os pais sentem-se cheios de expectativa sobre a adaptação dos filhos.

Nesse momento, é preciso que os pais passem a exercer um papel colaborador junto à escola, auxiliando e incentivando a alfabetização dos pequenos.

Para isso, basta adotar algumas atitudes simples, porém muito eficazes, para estimular o aprendizado das crianças no dia a dia.

É o que mostraremos neste artigo. Vale a pena a leitura!

Leia para as crianças todos os dias

A leitura diária para os filhos deve ser uma das primeiras atividades para estimular a alfabetização. Vale escolher livros de histórias infantis, poesias ou cantigas.

E não importa que sejam apenas 10 minutos ou meia hora de leitura para os filhos. Mesmo o mínimo intervalo de tempo produzirá efeitos muito positivos no desenvolvimento infantil, além de aumentar a qualidade da interação da família.

Mesmo as crianças menores de 2 anos, que podem parecer não prestar tanta atenção, são muito beneficiadas pela leitura diária, pois elas podem absorver o vocabulário, as entonações e estruturas sintáticas.

Esse hábito permitirá que seus filhos tenham um desempenho melhor no futuro escolar, quando estiverem aprendendo a interpretar textos.

Estimule a memória auditiva dos pequenos

A leitura em voz alta pode ser complementada com ações de estímulo à memória auditiva de curto prazo da sua criança.

Essa habilidade influenciará diretamente o momento das fusões fonêmica e silábica no processo de alfabetização.

Para estimular a memória auditiva da sua criança, basta dar pequenas instruções a ela todos os dias, solicitando uma sequência de ações específica, tal como “vá ao seu quarto, pegue o travesseiro e volte para me entregar”.

Com o passar do tempo, você pode aumentar a complexidade dos comandos, oferecendo cada vez mais desafios.

Faça das brincadeiras uma oportunidade de aprendizado

O brincar é a grande fonte de interação e aprendizagem das crianças. É por meio das atividades lúdicas que elas exploram o ambiente e desenvolvem habilidades motoras e cognitivas.

Dessa forma, para auxiliar na alfabetização dos pequenos, você deve aumentar e diversificar os estímulos da brincadeira, inserindo novidades a cada dia.

As cores, as formas, os movimentos e os desafios próprios dos brinquedos ou das brincadeiras proporcionam ótimas oportunidades de aprendizado.

Mantenha a proximidade com a escola

Por fim, para incentivar o processo de alfabetização das crianças, é fundamental que os pais mantenham a proximidade com a escola e com seus diversos profissionais.

Conhecer bem o espaço e as pessoas responsáveis pelo aprendizado dos filhos permite que os pais sintam-se à vontade para relatar os progressos e, da mesma forma, para esclarecer dúvidas e solicitar orientações.

Por outro lado, a equipe escolar terá abertura para estabelecer um diálogo produtivo com toda a família, criando um clima que favorece o desenvolvimento das crianças.

Quer saber mais sobre como auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos ou conhecer os diferenciais da Escola Brinquedo & Cia? Siga a nossa página no Facebook ou acesse o nosso site e entre em contato com a nossa equipe!

FONTES DE PESQUISA:

https://formacao.cancaonova.com/familia/educacao-de-filhos/como-os-pais-podem-auxiliar-na-alfabetizacao-dos-filhos/

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/4-maneiras-de-ajudar-seu-filho-no-processo-de-alfabetizacao/

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2013/02/alfabetizacao-como-os-pais-podem-ajudar-os-filhos.html


Cuidado que vem de berço

Como Chegar
Escola Brinquedo e Cia

Contato

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre horários, preços, proposta pedagógica, atividades, estrutura física e demais dúvidas. Estamos prontos para responder o mais rápido possível.

Escola Brinquedo e Cia

Endereço: Rua Vereador Antônio dos Reis Cavalheiro, 425
CEP 80035-210
Cabral - Curitiba / Paraná

Fones:
(41) 3015-8389
(41) 99173-8389

Horários

Integral

7h às 19h

Intermediário

10h30 às 19h

Meio Período

13h às 19h